«

»

abr 06 2015

Business Intelligence Consumer Service (BICS)

Este post será sobre a criação de uma conexão Business Intelligence Consumer Service (BICS). Tentarei explicar de uma sucinta sobre o assunto.

BICS é uma camada de acesso de dados do BW que permite o dashboard acessar os dados sem que haja a necessidade de um universo. Na verdade, esta conexão “cria” um universo capaz de fazer o papel da camada semântica.

Esta conexão é interessante quando utilizado o BW como fonte de dados, pois não há a necessidade em passar por um relatório ou universo para acessar os dados. Ou seja, a performance da consulta dos dados é melhor.

Prós e contras:

Prós:
– Se for necessário mudar algum filtro da query (fixo), não haverá necessidade em modificar o Universo (pois não existe) e esta mudança se refletirá automaticamente na seleção dos dados do dashboard.

Contra:
– Caso tenha que incluir uma variável para fazer o filtro ou incluir novo índice ou medida, haverá a necessidade de refazer a conexão;
– Você não conseguirá visualizar os dados em tempo de execução no excel;
– Você terá que publicar o dashboard para visualizar os dados.

OBS: Há duas formas de fazer uma conexão no dashboard via BICS: SAP Netweaver BW connection e Query Browser. Veremos apenas a primeira forma.

Inicialmente devemos abrir a caixa de conexão e criar a conexão “Conexão com o SAP NetWeaver BW”.

BICS fig 1

Após a seleção, a conexão escolhida aparecerá na caixa conforme a figura abaixo.

BICS fig 2

Repare que as opções desta conexão são diferentes das conexões apresentadas pela conexão QaaWS e LiveOffice.

BICS fig 3

Aba Definição:

– Modifique o nome Conexão 1 pelo nome que melhor convier a conexão;
– Escolha o ambiente BW e selecione a consulta apertando no botão Procurar;

Nota: Cabe ressaltar que o campo Sistema será automaticamente preenchido após a escolha do ambiente e query desejados.

BICS fig 4

Selecione o mandante, usuário e senha;

BICS fig 5

Selecione a query que deseja extrair os dados. No caso do exemplo, a query já estava no meu histórico, mas caso não esteja, procure em Funções ou na Pesquisa.

BICS fig 6

Após selecionada query, na tela a seguir apresentará o cabeçalho da conexão.
OBS: Repare que o Sistema (Produção) foi preenchido automaticamente.

BICS fig 7

– Todas as medidas que foram configuradas em Características Livres, colunas e linhas aparecerão dentro de Filtro e Variável (dentro de Valores de Entrada) conforme mostrado na figura abaixo.

BICS fig 8

– Em Valores de Saída (Dados válidos para várias tabelas), deverá ser configurado o intervalo de células. Cabe ressaltar que ao atualizar a conexão, o xcelsius inserirá os valores neste intervalo.

– Caso você não queria extrair os valores conforme a estrutura foi configurada na query e na conexão, você poderá, em Entradas possíveis, selecionar apenas o que deseja visualizar. Ou seja, se você quiser apenas visualizar a Chave (valor do filtro), selecione o intervalo de celular apenas para o campo “Chave (valor do filtro)”. Esta opção é muito utilizada para criar uma hierarquia (no caso de BICS você deverá montar a hierarquia). Segue o exemplo abaixo.

BICS fig 9

Aba Visualização de Dados:

– Deverá ser configurada a forma como os dados aparecerão no Excel. Ou seja, em coluna aparecerão os índices e em linha apenas centro de descrição.  Cabe ressaltar que se a escolha de Valores da Saída for apenas selecionar o campo requerido, não há necessidade em configurar a visualização de dados.

OBS: Não há necessidade em redefinir a visualização de dados.

BICS fig 10

Aba Uso:

– Após definir a visualização dos dados, na aba Uso, você deverá definir quando a conexão irá ser atualizada. Esta aba é padrão para todos os tipos de conexão.

BICS fig 11

Sobre o autor

Gustavo Faro

http://br.linkedin.com/in/gustavofaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *