«

»

fev 11 2012

Dashboard Designer – SAP BO 4.0 – (Parte 01)

No artigo de hoje vamos começar uma serie de estudos sobre a nova ferramenta da SAP para painéis gerenciais, o Dashboard Designer. Vale ressaltar que essa ferramenta e uma evolução do Xcelsius. O objetivo dessas serie de artigos é demonstrar a capacidade dessa ferramenta, seus componentes, aplicações, curiosidades e integrações com outras ferramentas da SAP como o WebIntelligence, etc.

Introdução

Antes de começarmos a mostrar algumas funcionalidades dessa ferramenta vamos mostrar o novo visual do ambiente de trabalho do Dashboard Designer. Podemos observar de uma forma geral que pra essa nova versão a ferramenta apresenta um visual mais elegante.

Um detalhe importante sobre essa nova versão diz respeito aos menus NEW, RECENT e OPEN.

Conforme observado na figura abaixo no menu NEW podemos por exemplo criar um documento novo, um documento a partir
de um modelo já existente, etc. O menu RECENT nos mostrará os últimos documentos que foram abertos e trabalhados na ferramenta e por último no menu OPEN encontramos a opção para abrir documentos diretamente da plataforma SAP BO, um arquivo local, etc.

Observamos também que a barra de ferramentas continua praticamente a mesma da versão Xcelsius para o SAP BO 3.1.

1 – Visão Geral

O Dashboard Designer pode ser entendido como uma ferramenta gráfica com diversos componentes para visualização.  Essa ferramenta não
processa fórmulas ou condições; essas são pré-contruídas nas planilhas que serve como a principal fonte de dados para a mesma.

Exemplo de painel gerencial no Dashboard Designer.

Obs.: Para os nossos exemplos de utilização de componentes e criação de Painéis utilizaremos como base o modelo de planilha abaixo.

2 – Componentes

Mostraremos nessa parte do artigo os principais componentes, suas funcionalidades e aplicabilidades no desenvolvimento de Painéis Gerenciais.

Os principais componentes estão disponíveis e agrupadas conforme ilustram as figuras, e suas formas de visualização e utilização fica a critério do desenvolvedor.

Uma vantagem dessa nova versão, dentre algumas que destacaremos ao longo dos artigos, é um componente que nos permite conectar ao Universo do SAP BO. A opção onde encontramos esses componentes é a Universe Connectivity e dentro dela encontraremos os dois componentes utilizados para conectar com o universo que são Query Refresh Button e Query Prompt Selector.  A sua utilização bem como a de outros componentes demonstraremos no final dessa série de artigos.

3 – Componentes Gráficos

O Dashboard Designer disponibiliza uma série de componentes gráficos para a criação de Painéis Gerenciais, dentre eles temos opções para a criação de gráficos de pizza, gráfico de barras, gráficos de linhas, etc.

Para o nosso primeiro exemplo demonstraremos a criação de um gráfico de linhas utilizando a base já apresentada nesse artigo.

Para o exemplo abaixo a planilha que serviu de base para o nosso estudo já foi devidamente importada para a ferramenta.

Escolheremos o gráfico desejado e arrastaremos o mesmo para a nossa área de trabalho conforme abaixo.

Faremos agora os devidos mapeamentos com a nossa base de dados para apresentar o gráfico de forma amigável e com informações consistentes.

Passo 1 – Na opção General façamos o mapeamento dos campos referentes ao Titles e Subtitles conforme demonstrado abaixo.

Passo 2 – Para as informações de dados na opção By Range faremos o mapeamento dos dados referentes aos itens Desktops, Notebooks, etc. em relação a todos os meses do ano. Na informação referente à By Series para cada item (Desktops, Notebooks, Servidores, etc.) fazer o devido mapeamento conforme demonstrado abaixo.

Para cada item no By Series faça o mapeamento para o campo Name  e para o campo Values(Y).

Para o mapeamento referente à opção Category labels (X) proceda com o mapeamento conforme abaixo.

Com os mapeamentos devidamente realizados execute o painel para verificarmos o resultado final desse componente.

Ainda existem outros recursos muito interessantes que muita das vezes são comuns aos componentes como, por exemplo, Insertion (Drill), Alertas, etc.

Espero que tenham gostado desse primeiro artigo dessa série no qual vamos abordar vários temas interessantes sobre o Dashboard Designer. No próximo artigo continuaremos a falar sobre os componentes existentes nessa poderosa ferramenta de criação de painéis gerencias.

Até a próxima.

Sobre o autor

Elmar Ricardo

Consultor de BI contando com 12 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento em projetos de B.I. Atualmente atua como Analista de BI Sr atuando especificamente com as tecnologias SAP BO e BW . Foi responsável pela condução e desenvolvimento de diversos projetos na Petrobras relacionados a BI e levantamento de requisitos, desenvolvimento de Dashboards Corporativos bem como especificação funcional e técnica. É Pós Graduado na PUC Rio em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas e possui certificação em ITIL - Fundation Certificate in IT Service Management. Trabalhou como consultor em clientes como Souza Cruz, Xerox do Brasil e Vale atuando em desenvolvimento de projetos de DW.
Possui larga experiência nas tecnologias da SAP Business Objects atuando no mercado como consultor e desenvolvedor.

13 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Tiago

    Olá,

    você saberia me dizer se existe uma maneira fácil de utilizar mapas com esta ferramenta? Existe na SAP um local para baixar mapas do Brasil e de seus respectivos estados?

    Obregado.

  2. Peeter Bonomo

    Tiago, bom dia, primeiramente obrigado pela audiência que tem nos dado para esse Blog.

    Bom, com relação a mapas do Brasil, desde as versões mais antigas do Xcelsius o mapa do Brasil (incluindo também Índia e China) fazem falta na suíte de componentes, porém há soluções que podem ser atendidas a princípio, é claro, se for inerente ao negócio.
    Há a possibilidade também de se utilizar um recurso nada amigável que é com uma imagem JPG e componentes de ícones ocultos atrás de cada “estado”, você consegue manipular informações ilustradas no mapa do Brasil, através de Drill.
    Ainda não temos esse post mas podemos providenciar para que você tente fazer depois.

    Porém, faça uma busca pela internet sobre os componentes AnyMap/AnyCharts e GMaps.

    Uma outra coisa:
    O SDK do Xcelsius pode ser uma outra solução de utilizar componentes customizáveis e ser utilizada no Xcelsius, basta ter saber programar (em Java). O Adobe Flex é um dos programas que podem ser construídos esses componentes e “compilados” no SDK para então virar componente XLX e usar em um Dashboard.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    1. Ederson Barros

      Boa tarde,

      Alguem conseguiu esse Mapa para Brasil?

      Trabalhamos com BI – SAP BO – Business Objects – e não estamos encontrando o Mapa Vetorizado do BRASIL para importar nas ferramentas do Dashboard, antigo Xcelsius, sabe se alguem já encontrou esse tools, plugin???

      1. Gustavo Faro

        Boa tarde Ederson,

        Se ainda estiver precisando me fale para eu te mandar por e-mail. Envie um e-mail para o contatos do blog com o seu e-mail que eu respondo.

        Abraços,
        Gustavo

  3. Sergio

    Tiago,procure pelo anymaps,do qual voce podera criar seus proprios mapas.

  4. Marcelo Silva Santos

    Gostaria de saber se é possível criar um conexão direta com o MS SQL 2008 e Dashboard Designer?

    Att.,

    Marcelo

  5. Peeter Bonomo

    Marcelo, desculpe pela demora.
    Pelo nosso conhecimento que temos, sabemos que essa conexão só é possível através de Universo, diretamente do SQL Server não.
    Att,

  6. Kleber Santos

    Olá amigo,

    existe alguma forma de baixar e instalar o dashboard designer para que se possa estudar? Se sim, pode nos ensinar como? Obrigado!!!

  7. Alvaro

    Sim é possivel criar diretamente conexão do Xcelsius com o SQLServer 2008 ou qlqr outro banco de dados, sem passar por nenhum camada semantica do BO (Universo,Crystal, LiveOffice, etc)

    1. Ana Júlia

      Oi alvaro,

      Como seria uma conexão DIRETA com SQL Server? Sem passar por nenhuma outra camada? Fiquei curiosa …

      Obrigada

  8. Marcelo Victor

    Utilizando uma Consulta Bex ou mesmo uma conexão com BW ou algum BD, como se faz calculos com os dados, tem como mandar esses valores para o Excel? Alguém sabe como se faz?

    1. Gustavo Faro

      Boa tarde Marcelo,
      Você poderia ser mais específico?

      O que você quer fazer tem como fazer, porém seja mais específico para a gente poder te ajudar.

      Abraços.

  9. Maria Santos

    Bom dia,

    Quando são já estão mapeados alguns relatórios e o utilizador apenas quer extrair um relatório para uma dada empresa e um dado ano e quer esse relatório com um conjunto de dimensões de análise, qual o processo? Faz-se o logon e depois quais são as etapas seguintes?

    Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *