«

»

dez 03 2011

SAP BusinessObjects Analysis Edition, for OLAP (Introdução)

No artigo de hoje mostraremos uma ferramenta muito importante da nova versão do SAP BO 4.0. O SAP BusinessObjects Analysis. É importante salientar que esse nova versão do SAP BO apresenta uma série de aplicações novas bem como recursos que no decorrer dos próximos artigos estaremos mostrando os conceitos e os recursos disponíveis.

1 – O que é o SAP BusinessObjects Analysis?

É uma poderosa ferramenta de análise OLAP que pode ajudar na tomada de decisões inteligentes de impacto corporativo.

Os dados OLAP são exibidos na janela de análise com um crosstab e gráficos, e a partir desse espaço de trabalho teremos condições de adicionar tabela de Crosstab e objetos de gráfico para a janela de análise, esses objetos se conectam a fonte de dados OLAP permitindo análises interativas e a exploração dos dados.

O Analysis é acessado através do BI Launch Pad. Ela é uma evolução da ferramenta Voyager. Qualquer pessoa com acesso a web e as permissões adequadas na plataforma de BI pode acessar o Analysis.

2 – Terminologias Essenciais

Existe uma série de terminologias novas e algumas já conhecidas, que se faz necessário o entendimento e assimilação para que o leitor tenha uma boa base ao trabalhar com o SAP BO 4.0.

O diagrama baixo ilustra a janela de análise e uma análise típica:

1. Task panel

2. Layout panel

3. Metadata explorer

4. Analysis window

5. Crosstab

6. Chart

Esse diagrama ilustra os elementos de uma Crosstab:

  1. Hierarquia de linha ou dimensão
  2. Hierarquia de coluna ou dimensão
  3. Membros de linha
  4. Membros de coluna

Abaixo vamos dar algumas definições importantes de termos usados quando se trabalha com o Analysis.

Cube – Banco de dados multi-dimensional OLAP em que os dados estão resumidos, consolidados e armazenados em dimensões, cada um representando informações diferentes.

Dimension – Uma coleção de Hierarquias.

Hierarchy – Uma coleção de membros relacionados de dados, geralmente organizados em uma estrutura Hierárquica.

Member – É uma unidade da base de dados, que representa uma entidade no banco de dados Multi-dimensional OLAP.

Measures dimension – Uma dimensão que representa os dados reais, ou seja, os números. Por exemplo, uma dimensão de medidas pode incluir medidas como Vendas, Custo e Lucro.

Fact dimension – Uma dimensão que representa uma característica dos dados e não os dados em si. Exemplo: Clientes ou Produtos podem ser dimensões Fato.

Data source – Pode ser representado por um Cubo OLAP ou uma consulta. São as fontes de dados que adicionamos em nosso ambiente de trabalho para construir uma análise.

Existem ainda alguns outros termos conhecidos para quem trabalho com Cubos e Análises em Banco de dados Multi-dimensional, nosso objetivo aqui não é esgotar esse assunto e sim dar ao lentor uma noção de como essa ferramenta trabalha.
Aconselhamos a busca em fóruns da SAP ou a bons sites que ajudem no aprofundamento do assunto.

Espero que tenham gostado desse artigo.

Até a próxima.

Sobre o autor

Peeter Bonomo

Profissional certificado (SAP Certified Application Associate – SAP BusinessObjects Web Intelligence XI 3.x) com experiência de 10 anos na área de TI e 7 anos como especialista em Business Intelligence. Atuando com SAP BO como consultor/arquiteto de soluções para a implementação das ferramentas SAP BO (administração e segurança, integração de dados, camada semântica, relatórios e dashboards) e na integração do SAP BO com SAP BW, SAP HANA, SAP BPC, entre outros. Conhecimentos em metodologia e arquitetura de solução de BI e banco de dados.
Possui diversos cursos como Business Intelligence (BI), Data Warehousing, Business Information Warehouse (SAP BW), SAP HANA, SAP Business Objects WebIntelligence, Universe Designer, Dashboard Designer (Xcelsius), SAP Process Integration (PI), Oracle PL/SQL e Microstrategy.

br.linkedin.com/in/peeterbonomo/

1 comentário

  1. Maria Santos

    Bom dia,

    Quando são já estão mapeados alguns relatórios e o utilizador apenas quer extrair um relatório para uma dada empresa e um dado ano e quer esse relatório com um conjunto de dimensões de análise, qual o processo? Faz-se o logon e depois quais são as etapas seguintes?

    Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *