Arquivo por categoria: EPM (Enterprise Performance Management)

nov 21 2011

Strategy Management 7.5 (SSM) – Arquitetura

No artigo de hoje falaremos sobre a arquitetura do SAP Business Objects Strategy Management 7.5.

Na publicação anterior, falamos que o SSM é uma aplicação analítica que permite executivos gerenciarem suas estratégias paralelamente a sua execução. Alem disso, permite aos usuários automatizar e tornar mais eficaz, o processo de Definição de Metas, Gestão de Iniciativas e Acompanhamento de Indicadores (KPI´s).

O SAP Strategy Management 7.5 é um dos produtos da Suíte SAP BO FPM (Financial Performance Management), focada para analisar cenários financeiros das organizações. Na figura abaixo, podemos verificar o seu posicionamento perante o Suíte BO FPM.
A primeira versão do SSM foi a 7.0, desenvolvida para rodar sob a plataforma SAP NetWeaver CE. O NetWeaver passou a ser a plataforma padrão (obrigatória) de sustentação do SSM, dando continuidade na sua atual versão (SSM 7.5). A versão 7.5 tem como grande diferencial o compartilhamento de dados e links de aplicativos com outros componentes da Suíte FPM e a integração com a plataforma de BI SAP – BOE (Business Objects Enteprise).
Na figura abaixo, temos uma visão geral de Arquitetura da aplicação SAP Strategy Management 7.5.

SAP Business Objects Strategy Management 7.5 Arquitetura

Descrição dos Componentes:

(A) A camada “Client Tier”, é responsável pelo acesso final dos usuários a aplicação. Nessa camada o usuário final poderá visualizar os dados carregados na ferramenta, Administrar o ambiente, Inserir dados pela Interface “Entrada e Aprovação”, criar Cubos através da interface “Cube Builder” e carregar dados externos (planilhas). Em caso de integração entre SSM e BOE, os usuários poderão usufruir de ferramentas para visualização de dados do SSM, tais como: WEB Intelligence, Crystal Reports, Xcelsius, Universe Designer, BO Explorer, Voyager, Analyzer.

(B) A camada “Application Tier”, é atribuída a plataforma NetWeaver CE (Java Application Server). Nessa lâmina, temos o gerenciamento completo da aplicação SSM. Através do UME (User Management Engine) é possível realizar a manutenção/criação de grupos/usuários que terão acesso ao SSM. Da mesma forma, é possível atribuir permissão aos usuários cadastrados. Caso o SSM esteja integrado com o BOE, o gerenciamento dos usuários poderá ser realizado pelo BO CMS (Central Management System), padronizando e organizando a manutenção de usuários.

Para ter acesso a todos os parâmetros do SSM localizados dentro do NetWeaver, acesse:

  1. http://<nwe_server>:<port>/nwa
  2. Configuration Management
  3. Infrastructure
  4. Java System Properties
  5. Applications (procure por “strategy”)
  6. Acesse a aplicação (xapps~cpms~sm~strategymanagement)
  7. Na guia Extended Details, encontram-se todos os parâmetros relacionados ao Strategy Management 7.5.

(C) Na camada “Data Tier”, temos o PAS (Pilot Application Server). O PAS é o Cubo OLAP do SSM que tem por responsabilidade armazenar o valore dos Indicadores (KPI´s). O PAS é composto por Modelos Dimensionais e linguagem proprietária para criação de Cubos, denominada IDQL.

Também nessa camada, temos o Application Repository (Repositório da aplicação), banco responsável por armazenar os dados do NetWeaver. Oracle, SQL Server, DB2, MaxDB, são compatíveis com a plataforma NW. O repositório também é utilizado pelo SSM para armazenar seus MetaDados (Iniciativas, Objetivos, Perspectivas, Mapa Estratégico…).

Para compreender melhor o relacionamento do SSM com NW e PAS, temos a imagem abaixo:

Arquitetura SSM 7.5 - NetWeaver CE - PAS

(D) Nessa camada, temos os Bancos de Dados que podem servir de origem tanto para o Cubo PAS quanto para o banco de dados do NetWeaver.

(E) O SSM 7.5 tem integração dos valores de Meta com outro produto da Suíte FPM, denominado SAP BO Planning and Consolidation.

(F) O SSM 7.5 também permite integrar o Planejamento Estratégico aos Riscos mapeados pela ferramenta BO GRC (Risk Management).

 

Em breve, falaremos sobre o processo de criação do Cubo PAS usando a ferramenta Cube Builder e demais funcionalidades do SSM.

Até a próxima!

nov 12 2011

Strategy Management 7.5 (SSM) – Conceitos e Acessos

No artigo de hoje falaremos sobre a ferramenta SSM (SAP Strategy Management 7.5), categorizada no segmento de EPM (Enterprise Performance Management) da Suíte SAP Business Objects.

SAP Strategy Management  – Conceito

Para os conhecedores, o SSM é o substituto do SEM (Strategic Enterprise Management), antiga ferramenta de BSC da SAP. Sua arquitetura é baseada no Pilot Works, ferramenta adquirida pela SAP em 2007. Diferente do SEM, o SSM propõe-se a integrar Estratégia com Execução. Metodologias tais como: Balanced ScoreCard (BSC), EFQM, Baldridge, Six Sigma, são opções de aplicação junto a ferramenta. Vale lembrar, que a existência de uma metodologia não é pré-requisito para implementação da ferramenta Strategy Management.  O SSM é altamente colaborativo, distribuído e flexível, traduzindo Modelagem de Negócios em Estratégia Corporativa. Como produto resultante, o SSM viabiliza Mapas Estratégicos, Iniciativas, Revisões Operacionais, Key Peformance Indicators (KPIS), Alertas , Dashboards/Relatórios e um Ambiente Estratégico bem definido.

Atualmente o SSM está na versão 7.5. A versão SSM 10.0 esta em fase de Ramp-Up.

 

SAP Strategy Management  – Acessos

Demo Launcher

Demo Launcher é o espaço de Boas Vindas do SSM, onde ficam disponibilizados os acessos ao Planejamento Estratégico da Empresa. Exemplo: (Se a empresa tem diversos segmentos de atuação, seus Planejamentos Estratégicos estarão disponíveis para o acesso no Demo Launcher)

http://<nwce_server>:<port>/strategy/pilotworks/demolauncher.htm

Interface dos Usuários

Nessa tela, é possível navegarmos pela seguinte estrutura de navegação (Tela Inicial, Estratégia, Iniciativas, ScoreCard, Painéis, Relatórios). Assumimos que nesse momento, os colaboradores do SSM já escolheram um Planejamento Estratégico para analisar no Demo Launcher.

http://<nwce_server>:<port>/strategy/strategymanagement

Administração

Nessa interface, temos todos os parâmetros necessários para o Administrador do ambiente configurar o conteúdo (MetaDados) da ferramenta Strategy Management. A Administração, se divide nos seguintes tópicos (Biblioteca, Contextos, Administração, Estratégia, ScoreCard, Entrada e Aprovação, Agendamento, Integração).

http://<nwce_server>:<port>/strategy/administration

Ferramentas

Nessa interface, temos acesso a ferramentas que auxiliam na manutenção e configuração da plataforma Strategy Management. A estrutura de ferramentas, divide-se em (Adicionar novo Banco de Dados, Gerenciador de Arquivos, Auditoria, Versão, JPIP Monitoramento, PAS Consulta, Configuração de Icones do ScoreCard, Tradução da Ferramenta).

http://<nwce_server>:<port>/strategy/tools

Os acessos citados acima, são fundamentais para inicio dos esforços na plataforma SSM 7.5. Em breve, falaremos sobre Arquitetura SSM com NetWeaver, Estrutura de Cubos (PAS) e acessos avançados a ferramenta.

Espero que tenham gostado.

 

Até a próxima!