Arquivo por categoria: LCM

nov 20 2012

LCM – Life-Cycle Management (Parte 01)

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre uma importante ferramenta que é o LCM, trataremos especificamente da versão para a plataforma SAP BO 3.1.

1 – O que é o LCM? 

Refere-se ao conjunto de processos envolvidos na gestão de informações relacionadas a um ciclo de vida do produto, desde a fase de concepção até a entrega. Estabelece procedimentos para governar o ciclo de vida do produto, que inclui as fases de desenvolvimento, teste e produção. Estes fases podem ocorrer no mesmo local ou em diferentes localizações geográficas.

Em outras palavras podemos entender o LCM como uma ferramenta para migração de pacotes entre servidores SAP BO. Por exemplo, acabamos de desenvolver um relatório na ferramenta e queremos disponibilizar esse mesmo relatório em outro ambiente (de Homologação) para que o mesmo possa ser validado pelos nossos usuários.

Antes de iniciarmos nosso estudo sobre essa ferramenta é importante entendermos determinados termos utilizados no LCM.

JOB – é uma coleção de InfoObjects que podem ser movidos de um ambiente BO para outro ambiente BO de uma determinada empresa.  O Job também pode se referir a uma coleção de objetos relacionados e dependentes que possuem um conjunto de Ids únicos (CUIDs) que precisam ser promovidos ao sistema de destino.

JOB INSTANCE – é um job que está programado para ser executado em um momento específico pelo utilizador.

PRIMARY RESOURCE – refere-se a um recurso selecionado pelo usuário, que é promovido pela  ferramenta de gerenciamento de ciclo de vida.

PROMOTION – refere-se à atividade de criar ou atualizar um InfoObject, junto com seus objetos dependentes, no sistema de destino.

Ainda existem muitos outros termos utilizados no LCM, a medida que formos mostrando os recursos dessa ferramenta vamos descrever outros conceitos importantes.

 

2 – Ambiente de desenvolvimento de Jobs

A figura abaixo ilustra o ambiente de desenvolvimento do LCM.  Todo trabalho de criação de Jobs e promoção para outro ambiente acontece utilizando os recursos que apresentaremos de forma prática a seguir.

3 – Criação de um job passo a passo

Como primeiro passo devemos logar na aplicação LCM conforme indicado na figura baixo. Vale lembrar que na versão 4.0 do BO essa ferramenta já se encontra disponível no CMC não havendo a necessidade de se comprar um software a mais.

Observe no próximo passo a tela seguinte, nela conseguimos ver um histórico de todos os Jobs publicados anteriormente, bem como informações úteis como nome do Job, Status, data de criação e origem dos objetos. Nessa tela teremos condições de criar um job novo (migrando objetos de um ambiente para o outro), ou simplesmente podemos criar um arquivo .BIAR contendo os objetos fruto de um desenvolvimento qualquer. O Administrador de ambiente SAP BO poderá por exemplo criar backups do ambiente e salvar os objetos no formato de arquivo .BIAR.

 

imagem2

No próximo artigo continuaremos com o estudo do LCM e mostraremos mais recursos dessa importante ferramenta.

Espero que tenham gostado.

 

Até a próxima.